sábado, 2 de abril de 2011

Tortas de Banana

Tortas de Banana: na dúvida, mix de duas 

receitas



Dia desses eu estava na loucura [lê-se mau humor] de escrever minha monografia para a faculdade quando chego em casa e acho uma caixinha do Sedex sobre a escrivaninha. 

Dentro, havia 1 potinho de alho confitado, um pacotinho de cookies de passas, chocolate branco e coco [deliciooosos, comi todos na hora!], um livro e uma carta muito fofa da querida Paula Labaki, dona do Lena Labaki Catering e desse blogdelicioso de receitas.

 Nem preciso dizer o quanto a surpresa salvou meu dia, né? E o livro é lindo, cheio de fotos profissas e com 500 receitas, chamado 500 Pies & Tarts, the only pie and tart compendium you'll ever need, recomendadíssimo pra quem adora uma boa torta, como eu. Obrigadão Paula, adorei tudo! :D



 Aliás, a receita de hoje é de lá: na verdade baseada em duas receitas do livro, a tradicional Banana Cream Pie, torta clássica de bananas americana, e a Banoffee Pie, torta inglesa de bananas e doce de leite.

 Misturei as duas porque queria creme, doce de leite e bananas, além de uns pedacinhos de chocolate que adicionei por conta, e deu na receita a seguir:

Torta de Bananas, Creme e Doce de Leite

Creme:

1 e 1/2 xícaras de leite;
1 e 1/2  xícaras de creme de leite fresco;
3 gemas;

1/2 xícara de açúcar;
1/4 de xícara de amido de milho;
1 pitada de sal;

2 coheres de sopa de manteiga amolecida;
2 colheres de chá de extrato de baunilha.

Preparo do Creme:

Em uma tigela, bata as gemas com um fouet e reserve. Dissolva açúcar, sal e amido em 1/2 xícara de leite e misture ao restante do leite, ao creme de leite e à baunilha, em uma panela.

 Leve ao fogo médio e cozinhe mexendo sempre. Quando ferver, deixe por 1 minuto, ainda mexendo, e desligue o fogo.

 Derrame metade dessa mistura sobre as gemas, batendo rapidamente, para dissolvê-las [não bater rapidamente você corre o risco dos gemas cozinharem e o creme ficar com grânulos].

 Volte a mistura de gemas e leite à outra metade que ficou na panela, misture bem e leve ao fogo médio, cozinhando sem parar de mexer por uns 6 minutos. Remova do fogo, adicione a manteiga e bata bem. Deixe esfriar completamente, enquanto prepara a massa da torta.

Ingredientes da massa:
1 e 1/2 xicaras de farinha;
1/8 da colher de chá de sal;
1/4 de xícara de açúcar;
1/2 xícara de manteiga gelada picada;
1 gema;
2 colheres de sopa de água gelada.

Preparo da massa:

Misture farinha, sal, açúcar e manteiga picada com a ponta dos dedos até formar uma farofa. 

Adicione a gema e a água gelada, amasse até ficar homogêneo e deixe descansar na geladeira por 15 minutos. 

Retire, cubra o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro, fure com um garfo, cubra com papel alumínio, apertando bem, e asse por 20 minutos em forno preaquecido 180 graus. Findo o tempo, retire o papel alumínio e volte a massa ao forno por mais 10 minutos, até dourar. Retire e reserve.

Montagem:

6 bananas médias em fatias [usei banana nanica], às quais você deve adicionar 1 ou 2 colheres de suco de limão, para não escurecerem;
3/4 de xícara de doce de leite cremoso;
170g de chocolate meio-amargo picado.

Creme chantilly para acompanhar.
Cubra o fundo da massa já assada com metade do doce de leite, uma camada de fatias de banana e metade do chocolate picado.

 Sobre ela adicione o creme, e sobre ele o resto do doce de leite, as fatias de banana que sobraram e a outra metade do chocolate picado. 

Deixe gelar e sirva acompanhado de creme chantilly. Eu não tinha em casa e não fez falta alguma! :D

Por incrível que pareça, não ficou absurdamente doce, mas se você prefere uma receita mais equilibrada, pode preparar a Banana Cream Pie tradicional, excluindo o doce de leite e o chocolate picado, e cobrindo a massa com camadas intercaladas de banana e creme, e por cima de tudo chantilly e canela.

 Ou a Banoffee Pie, cobrindo a massa com doce de leite, fatias de banana e creme chantilly.


Nenhum comentário:

Postar um comentário