sábado, 2 de abril de 2011

Tortinhas de Maçã

Tortinhas de Maçã


Olá olás!
Tem horas que acho que esse blog deveria se chamar 'A Maçã Coletiva', obviamente pela quantidade de receitas que levam essa fruta. Mas o que posso fazer? Maçãs são baratas [isso quando elas não vem do bandejão da usp], encontradas facilmente o ano todo, e não tem erro, viram receitas deliciosas!
Tenho um amigo japonês que diz que em todas as minhas receitas vai noz moscada. Acho que na fartura de maçãs ele nunca reparou... rs
A receita de hoje é a típica Apple Pie americana, do livro 500 Pies & Tarts que a  querida Paula Labaki me deu [mas fiz em porções individuais]. A minha versão preferida de torta de maçã leva maçãs já cozidas no recheio, porém nessa as fatias vão cruas, envolvidas em açúcar e especiarias, e cozinham no forno, o que dá um resultado um pouco diferente. O acompanhamento clássico de uma fatia morninha dessa torta é uma bola de sorvete de creme - tá servido? ;) 



Perfect Apple Pie
[daqui, mas fiz em fôrmas individuais e consegui 5 tortinhas]

A massa: é a mesma dessa receita aqui.

Ingredientes do recheio:
3/4 de xícara de açúcar mascavo claro;
Suco de 1/2 limão;
1 colher de chá de canela em pó;
1 pitada de sal;
1 pitada de noz moscada [opcional, Japonês];
1 colher de sopa de farinha de trigo;
6 maçãs descascadas e cortada em fatias;
1 colher de sopa de manteiga.

Preparo:
Misture o açúcar, o suco de limão, os temperos e a farinha. Coloque as fatias de maçã em uma tigela, despeje a mistura por cima e mexa delicadamente até todas as fatias ficarem cobertas. Reserve.
Divida a massa em duas porções. Com uma porção, aberta com o rolo, forre o fundo e as laterais de uma fôrma para tortas de 22cm de diâmetro. Coloque o recheio de maçãs na fôrma forrada, e distribua a manteiga em pedacinhos por cima.
Abra o restante da massa, cubra a torta, fechando bem na emenda e faça uns 4 pequenos rasgos com a faca, para sair o vapor.
Leve ao forno preaquecido a 220 graus por 10 minutos. Abaixe o fogo para 180 graus e asse por mais 35 minutos, até a massa estar dourada. Deixe esfriar por 1 hora e sirva, morna ou em temperatura ambiente, acompanhada de sorvete de creme.

OBS: se você optar também por porções individuais, o tempo de cozimento diminue em 10 minutos no total.



Nenhum comentário:

Postar um comentário