domingo, 29 de maio de 2011

Choco & Lemon Tartelette

Choco & Lemon Tartelette

http://jannajoaninha.blogspot.com/


As vezes a gente precisa de alguns desafios para dar um... digamos... ânimo.. né mesmo? E já fazia um belo tempo 
que eu não me aventurava na cozinha. 
 
Pois numa das minhas arrumações essa semana vi essas forminhas de tartelettes... logo me deu vontade de fazer 
algo com elas. 
 
E não seria algo nada facinho-facinho não!! Eu queria uma "senhora tartelette"! Algo que fizesse os olhos babarem, 
se é que isso é possível! 
 
Como sou prática, abri a despensa/geladeira e rapidamente decidi o que fazer com os ingredientes disponíveis: chocolate, creme de leite, ovos, farinha, açúcar, manteiga.
 
Só isso! Ah, os limões colhi do pé... a madame aqui é chique! 
O grande desafio seria fazer o lemon curd, já que o resto 
é bem fácil de se fazer!

Chega de blablablá, vamos à receita:

Massa frola:
  • 250g de farinha de trigo
  • 125g de manteiga amolecida
  • 100g de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 ovo
  • essência de baunília a gosto
Num bowl misture a manteiga, o açúcar, o sal e a baunília.

Depois acrescente o ovo e misture tudo com o auxílio de um fouet ou batedor.

Vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, peneirando para evitar grumos.

Misture até obter uma massa homogênea.

Não se deve amassar muito para que não perca a textura 
tão importante dessa massa.

Coloque a massa num saco plástico e deixe na geladeira 
por pelo menos 1 hora.

Lemon Curd:
  • 100ml suco de limão
  • 3 ovos
  • 150g de açúcar
  • 125g de manteiga
  • raspas de limão à gosto
Geralmente se faz esse creme com limão siciliano, mas eu usei limão cravo mesmo. 
É também muito saboroso. 
Numa panela coloque o suco de limão, a manteiga e metade do açúcar. 
Deixe que a mistura ferva, mexendo sempre. 

Enquanto isso, em bata os ovos e o restante do açúcar, 
reserve.

Retire a panela do fogo e acrescente aos poucos a mistura de ovos, mexendo até incorporar. 

Volte ao fogo, agora baixo, e deixe ferver a mistura até engrossar. 
Tampe a panela e deixe esfriar.

Ganache de chocolate:
  • 1 barra de chocolate meio amargo
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa de licor de cacau
Derreta o chocolate (eu uso o microondas) e vá
acrescentando o creme de leite aos poucos, sempre
mexendo para incorporar. 

Depois misture o licor. 
Pode ser outra bebida alcóolica, mas eu gosto do sabor 
do licor.

Montagem: essa receita pode ser perfeitamente utilizada
para uma torta convencional, mas eu adoro porções 
individuais, vocês já sabem! 
 
Então forrei as forminhas com a massa e levei ao forno 
até que começassem (acho que nunca escrevi essa 
palavra.. que estranho!) a ficar douradas. 
 
Deixei esfriando enquanto fazia os recheios. 
 
Comecei pelo lemon curd, que demora mais 
para esfriar. 
 
Depois de tudo pronto, é só rechear as tartelettes como 
quiser.. eu fiz meio-a-meio ... acho bonitinho, mas da 
para misturar, fazendo desenhos! Use sua criatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário