domingo, 5 de junho de 2011

Bacalhau ao Conde da Guarda (da Ivani)

Bacalhau ao Conde da Guarda (da Ivani)


Olá minhas pessoas queridas, eu tinha um pedaço de bacalhau guardado, e pensei em fazer algo com ele. Lembrei que a mais de 1 mês atrás tinha visto um prato com bacalhau, que fiquei aguada para fazer. Claro que fui na minha pastinha de receitas "amor à primeira vista" e lá estava ela. Fiz em menos de 1 hora, é um prato rápido, fácil e principalmente delicioso. Amei, e farei mais vezes, fica realmente um escândalo de gostosa, o pessoal aqui em casa não é muito fã de peixes, comem, mas não apreciam muito, quando experimentaram, gostaram muito. Lógicamente que não vou deixar de mencionar que a dona dessa receita é a Ivani do blog Doces Momentos, uma pessoa tão doce quanto o nome do seu blog, simpática, que cativa logo quem passa pela cozinha dela, passe por lá e veja quantas delicias saem daquela cozinha. A receita à risca está AQUI

Ingredientes

500 grs de batata sem casca
500 grs de bacalhau dessalgado
3 dentes de alho picadinho
2 colheres (sopa) de salsinha picada (não coloquei porque estava sem)
1 caixinha de creme de leite (200ml )
100ml de azeite
queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela com água, dê uma aferventada bem rápida no bacalhau. Levantou fervura marque uns 5 minutos e retire o bacalhau. Deixe esfriar e desfie em lascas. Reserve. Na mesma água que aferventou o bacalhau, cozinhe as batatas. Depois dessas duas etapas, prepare o bacalhau.
Em uma panela coloque o azeite, as batatas picadas com as mãos mesmo, ou amassadas com um garfo (foi o que fiz) sempre mexendo, acrescente as lascas de bacalhau, misture bem para que as batatas e o bacalhau fiquem bem incorporados.
Acrescente o alho, a salsinha (não coloquei), continue mexendo e misture o creme de leite, mexa mais um pouco e desligue.


Coloque em um refratário, polvilhe com queijo ralado a gosto. Leve ao forno médio para gratinar e dourar por aproximadamente 25 minutos

Servi com um arroz branco e uma saladinha de tomates

Bom Apetite!!

Obrigada Ivani pela receita..bjos

Pessoal esqueci de perguntar a Ivani do por que esse nome da receita, e a nossa querida amiga Margarida do blog Doces Tentações da Hannah foi muito gentil deixou um comentário explicando por que o nome da Receita..vejam:

Josy, nao sabia que vc era fã da comida portuguesa, vc sabe que esse bacalhau faz parte do livro 1001 maneiras de fazer bacalhau e tem cada receita mais gostosa e Segundo consta, foi alguém que pretendeu dar prestigio à criação desta receita e decidiu apelidá-lo de Conde da Guarda, pois criava uma certa curiosidade em relação a este nome (bacalhau; manteiga ou margarina; batatas; cebolas; dentes de alho; natas; queijo ralado; sal e pimenta). Faz-se muito na zona da Covilhã e da serra da Estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário