sexta-feira, 3 de junho de 2011

Beringela à milanesa

Beringela à milanesa


Eu adoro beringela. Gosto de todos os jeitos: refogada, em salada, recheada 
e por aí vai. Um dos meus modos preferidos é à milanesa. 
Entretanto, neste quesito não dei tanta sorte com o marido.
 Ele tem milhões de qualidades, mas gostar de beringela não é uma. 
Resultado: a pobre coitada quase não tem vez em casa.
Beringela à milanesa
No último sábado, entretanto, fui à feira e não resisti. 
Ela estava linda e viçosa e eu precisava preparar um almoço.  
Não tive dúvida, taquei três na sacola e lá fui contente para 
casa fazer minha primeira beringela.

Depois de lavá-las, cortei em rodelas de, mais ou menos, 8 mm e as 
deixei mergulhadas em leite dentro de um receptáculo.

 Enquanto isso, preparei a farinha de rosca batendo pão velho no
 liqüidificador até que ficasse bem fininha. 
Separei três tigelas com os seguintes ingredientes:

1- farinha de trigo branca
2- uma gema de ovo batida com um pouco do leite onde
 estavam mergulhadas as beringelas e um bom punhado de sal
3- farinha de rosca

Feito isso, passei as rodelas de beringelas, uma a uma, em cada uma das 
tigelas na ordem acima, virando sempre dos dois lados e tomando cuidado
 para que ficassem bem empanadas.

 Forrei uma frigideira com uns 2 dedos de azeite de oliva e deixei esquentando
 no fogo (eu uso azeite para frituras, de modo geral, mas você pode usar
 óleo, se preferir).

 Assim que o azeite ficou bem quente, comecei a fritar. 

Controle a temperatura do óleo para não ficar nem muito quente e
 queimar as beringelas, mas também nem muito brando, para não deixá-las 
encharcadas de gordura.

 Assim que dourar a casca, tira-a com uma escumadeira deixando escorrer 
bem o óleo. 
Para ficar mais sequinha, coloque sobre uma grade onde 
o óleo possa pingar.
Beringela à milanesa
Beringela à Milanesa:
(acompanhamento para 2 a 3 pessoas)
    • 1 beringela grande ou 2 pequenas
    • 1 gema de ovo
    • leite (o bastante para cobrir as rodelas de beringela
    •  em uma tigela)
    • 1 xícara de farinha de trigo branca
    • 1 xícara de farinha de rosca
    • azeite de oliva ou óleo para fritura

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário