sexta-feira, 17 de junho de 2011

bolo de maçã ...


bolo de maçã ...

A temporada de maçãs na província está quase chegando ao fim.
Muitas variedades e cada qual com seu sabor... mais ácidas, mais doces... etc. 

Comprei até um mini guia para ficar por dentro destas gostosuras, 
saber qual maçã é ideal para tortas, para bolos, para geléias, para 
compotas .... uma loucura.

 O grande lance dos produtores locais é a tal da famosa colheita da maçã.
 Você vai numa fazenda, pega sua sacola, colhe suas maçãs, pesa e paga. 
É bem divertido ... uma atividade que atrai muito as escolas e famílias. 

No ano passado nós fomos mas este ano não deu .... 
tenho que cuidar da barriga e da bailarina .... 
Falando nela: a barriga está enorme e estou naquela fase de
 "preparar o ninho" para a chegada da pequena bailarina... tão gostoso.

Bom ... mas nem precisamos ir colher maçãs este ano pois o 
maridoco ganhou um saco enorme desta fruta do pecado no trabalho .... 
Fiz compota para estocar e fiquei com desejo de bolo de maçã.

 Procuro dali, fuço daqui até que encontro no meu caderninho mágico
  ma receitoca que dizia o seguinte:

 "Bolo de maçã" e uma flechinha indicava logo abaixo: excelente, 
supimpa ... Opa, que bolo é esse? Meu caderninho mágico foi presente
 da mamãe quando fui morar longe e sozinha. 

Ele já veio recheado de receitocas da família e com o passar dos anos 
fui completando com receitas que testava em casa e distribuía na vizinhança.
 
Me lembrei que fazia muito esta receitoca na minha época do mestrado 
e que minhas cobaias preferidas eram minhas vizinhas da medicina .... 
ehehe. 

A página está toda suja, manchada de óleo e ovo .... 
sinal de que fiz muito esse bolo .... Faz tempooooooo ...
 
O bolo é bem simples mas fica bem saboroso, macio, além de ser 
muito fácil pois a maçã vai com casca mesmo. Supimpa .....

Bolo de maçã

(excelente/supimpa)

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 4 maçãs médias (usei a variedade canadense Lobo)
- 1/2 xícara de óleo
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó (o famoso Pó Royal)

Numa vasilha misture a farinha com o fermento em pó e reserve. 
Corte as maçãs em pedaços grosseiros, com a casca, desprezando
 o miolo. 

Bata as maçãs com o óleo, açúcar e ovos no liquidificador. 
Adicione a mistura de maçãs à mistura farinha + fermento.
 
Misture bem e coloque numa forma untada com buraco no meio. 
Leve ao forno pré-aquecido à 180°C durante aproximadamente
 45 minutos. 

O tempo depende muito do forno.... atenção. 
Recomendo usar uma forma com buraco no meio pois numa 
forma quadrada (ou redonda, ou retangular) 
o meio pode demorar
 muito para assar.... como aconteceu comigo. 
Servi o bolo com compota de maçã .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário