domingo, 19 de junho de 2011

lemon curd

Coalhada de limão (lemon curd)

Andava curiosa para experimentar esta receita. Estamos em tempo de limões e como tinha cá em casa alguns biológicos e muito sumarentos, resolvi atirar-me à tarefa.

Eis o resultado: magnifico...nem muito doce, nem muito ácido, um sabor viciante...e um aspecto maravilhoso...e facílimo de fazer.

 Acompanhado de umas tostas e um chá, foi este o meu lanche divino! Já estou a planear usa-lo num cheese-cake a fazer para o próximo fim de semana, isto é, se o frasco durar ate lá...
A receita, foi daqui, do excelente blogue As minha Receitas
Fiz meia receita que resultou em cerca de chávena e meia de coalhada.





Curd de Limão (Lemon Curd)

Há uns dias atrás, a minha sogra mandou-me um saco com limões. 
Este fim de semana, a tia L. também me deu mais uns quantos. 

Tantos limões! Muitos mais do que aqueles que consigo gastar.
Apesar de o provérbio inglês dizer "se 

a vida te dá limões faz limonada", 


aqui foi altura de fazer um delicioso curd de limão, ideal para
 rechear bolos, tartes e bolachas, ou para comer em
torradas ou com scones ainda quentinhos.

Um delicioso creme com 
um gosto bem cítrico


Ingredientes para 4 frascos pequenos:


6 limões
6 ovos
120gr de manteiga sem sal
450gr de açúcar



Preparação:


Lave bem os limões. Num tachinho coloque o açúcar,
 a manteiga, o sumo e a
raspa dos limões, 
e leve ao lume até dissolver tudo muito bem.
Entretanto bata os ovos, muito bem 


batidos com uma 
vara de 
arames.


  Retire a mistura de limão, açúcar e manteiga do lume 
e adicione os ovos batidos sem parar de mexer.



 Leve novamente ao lume (brando), sem deixar de mexer
 e até a mistura ferver e engrossar.


Retire do lume e distribua pelos frasquinhos.
 Volte-os de cabeça para baixa durante 30 minutos
 para criarem vácuo e guarde no frigorífico ou 
num local fresco até usar.

Bom Apetite!




Curd de Limão e Gengibre



Há quem não acredite, mas eu tenho um limoeiro. 
Isto não seria nada de extraordinário se eu
 morasse numa casa com quintal. 
Mas não moro.


Vivo num apartamento e tenho um limoeiro, num
 vaso, na varanda. E sim, o limoeiro é
 pequenino e mesmo assim dá limões 
grandes e sumarentos.





Ninguém parece acreditar
 até realmente o verem! 
Então se tiver  limões,
 mais 
admirados ficam.




Este ano o meu pequeno limoeiro deu 10 limões. 
E já descobri mais uns, ainda muito pequeninos,
 o que significa que mais para a frente haverá ainda mais.




Não é nenhuma fartura, mas o meu limoeiro pequenino, 
num vaso, na varanda dá limões, que eu reguei, vi crescer,
 falei e finalmente colhi.




 O privilégio de podermos saborear algo que vimos crescer
 é sem dúvida um sentimento muito bom. 


E, apesar de estar a falar de limões, também a vida nos 
permite, algumas vezes, colher frutos saborosos do 
que plantamos e tratamos com carinho.








Como queria celebrar a pequena colheita do meu limoeiro, 
resolvi fazer algo em que eles fossem a estrela. 




Nada melhor do que fazer um curd de limão e gengibre,
 ideal para comer com crepes, rechear bolos, 
ou a acompanhar gelado!

Ingredientes para 4 frascos:

6 ovos
6 limões
1 pedacinho de raíz de gengibre 

(do tamanho do polegar)
400g de açúcar
120g de manteiga

Preparação:

Num tacho junte a raspa da casca dos limões,
 assim como o seu sumo.


Descasque o gengibre e rale-o. 
Junte-o também ao tacho e acrescente o 
açúcar e a manteiga. 


Leve ao 
lume até a 
manteiga estar derretida 
e a açúcar 
dissolvido.


Bata bem os ovos e junte-os à mistura anterior. 


Sem para de mexer, leve ao 
lume até engrossar. 
Retire e deixe arrefecer.


Guarde o curd em frascos
 previamente 
lavados e 
esterilizados. 


O curd deverá ser guardado no frigorífico 
e consumido no prazo
de um mês.

Bom Apetite!


http://paracozinhar.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário