sábado, 11 de junho de 2011

SALADA DE HARUSAME

SALADA DE HARUSAME

Salada de Harusame

Eu adoro essa saladinha, e quando o tempo esquenta, ela sempre aparece na minha cozinha. 
Uma saladinha completa e deliciosa.
Eu sempre usava a paciência dos orientais e cortava os pepinos e cenouras em tiras finíssimas.
Mas hoje, como tenho o tempo contado,
simplifico usando o ralador, de modo que eles fiquem compridos e finos.

                                                                    Como os da foto
A receita não tem muito segredo.
É só juntar os ingredientes e temperar.
Eu faço no olhometro ,mas no blog da Akemi, o Pecado da gula,
 tem a receita com as medidas, falo isso, porque acho que exagerei na quantidade..kkkkk
não que alguém aqui em casa tenha reclamado, porque todos adoram essa saladinha.

Pacote de Harusame (eu usei 2 pacotes de 350gramas cada)
pepinos em tiras finas (eu usei 2 pepinos)
cenouras em tiras finas (eu usei 2 cenouras)
omeletes em tiras finas (eu usei 4 ovos)
presuntos em tiras finas (eu usei 200 gramas)

Cozinhe o Harusame numa panela com agua fervente.
Escorra e lave bem em água corrente até esfriar. Deixe escorrendo por alguns instantes. Esprema bem para retirar bem toda a água. 
Usei a dica da Akemi, e cozinhei um pouco as cenouras.


Molho:

2 colheres (sopa) de shoyu (não usei)
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de suco de limão (não usei)
1 colher (sopa) de óleo de gergelim
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de kotijan (pasta coreana levemente apimentada)(não usei)
1/2 colher (chá) de sal

Misture tudo muito bem e empregue.


O harusame é uma massa japonesa. Ele integra um conjunto de massas asiáticas, ou noodles, cuja criação ocorreu no norte da China na dinastia Han (206 a.C a 220 d.C). O processo de secagem, porém, só surgiria na dinastia Yuan (1271-1368 d.C). Tais massas se tornaram conhecidas e produzidas também no Japão, na Coréia e em países do Sudeste Asiático. 

De início eram feitas de farinha de trigo, mas depois se passou a produzi-las igualmente de trigo sarraceno, de amido do feijão chinês mung - , o mesmo com o qual se produz brotos -, de amido de arroz, de batata, de batata-doce, de soja ou de cará. 

As massas podem ser finas, achatadas, redondas, retas ou enroladas em ninhos. Hoje, o Japão é o país que mais as consome, produzidas tanto de trigo comum e sarraceno quanto de vários tipos de amido. 

Os noodles harusame (literalmente, "chuva de primavera") são feitos de amido de arroz, de batata, de batata-doce ou, ao estilo chinês, de amido de feijão mung. 

Graças aos imigrantes japoneses, hoje o harusame é um ingrediente já incorporado aos hábitos brasileiros. 

Os fios podem ser achatados ou arredondados, mas não vêm em ninhos. Crus, são translúcidos, porém, depois de cozidos ou de demolhados em água fervente, se tornam quase transparentes.

 Podem ser usados de várias formas. Alguns cozinheiros quebram os fios crus e os fritam, usando os pedacinhos para dar textura crocante em saladas. Podem também compor sopas ou ser servidos como acompanhamento.

 Cozidos em água quente fora do fogo, tornam-se elásticos, macios e flexíveis e entram no recheio de rolinho-primavera.

 Embora tenham sabor neutro, absorvem sabores facilmente, o que faz deles ótima escolha para muitos pratos, desde que recebam algum molho ou temperos.

Um comentário: