sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PARA SABER SOBRE A RUCULA



PARA SABER SOBRE A RUCULA


outras coisas mais......

Encontrei esse blog, achei muito legal, caso alguem se 
interesse mais e queira daruma olhadinha......
Rúcula - Eruca Sativa



Embora ainda pouco conhecida entre nós, a rúcula tem vindo a abrir caminho na cozinha portuguesa. É originária do Mediterrâneo e Ásia Ocidental (BIOREGE, 2006) e tem uma longa história de utilização medicinal. 

Os seus atributos afrodisíacos são um dos mais mencionados por Virgilius, Dioscórides e Galenus. Tais atributos foram também a razão pela qual a rúcula foi aparentemente proibida nos mosteiros durante séculos (Hedges e Lister, 2005) e considerada uma plantae non grata, apenas consumida por famílias "pagãs", daí a razão de se encontrar fortemente enraízado o consumo de rúcula em Itália e Grécia.

 A rúcula é também conhecida como “mostarda persa” por ter um sabor bastante semelhante ao da mostarda, ou seja, picante, embora o seu sabor seja mais forte e mais amargo. Este sabor forte e amargo deve-se à presença do óleo volátil de mostarda.

Devido ao seu sabor tão forte que se sobrepõe ao sabor dos outros alimentos, o uso da rúcula na culinária é,digamos, um pouco limitado. É mais utilizada crua em saladas, ou cozida como acompanhamento de carnes, massas e frutos do mar.

 A rúcula contém pró-vitamina A (como beta-caroteno), vitamina C, ácido fólico, cálcio, ferro e fibras. Tem ainda luteína, flavonóides, glucosilonatos (Barillari et al, 2005; Hedges e Lister, 2005) que são antioxidantes naturais. É rica em ácidos gordos polinsaturados (ómega 3) e é pobre em calorias. 

O seu uso tradicional como diurético, digestivo, emoliente, tónico, depurativo, laxativo, rubefaciente e estimulante encontra-se bem documentado de acordo com as referências dadas por Alam et al ......







Nenhum comentário:

Postar um comentário